Na ‘scapeinmotion acompanhamos regularmente o que de bom se faz na arquitetura paisagista e no desenho urbano. Assim decidimos publicar aqui aqueles trabalhos que nos inspiram como profissionais e que o podem inspirar também a si naquilo que são as ideias para o seu espaço. Hoje partilhamos o “One Central Park“.

Resumo

One Central Park apresenta-se como um marco notável no centro da cidade de Sidney na Austrália. Localizado na antiga fábrica da Carlton United Brewery constituí a primeira fase do projeto para o Central Park. O One Central Park compreende duas torres residenciais e espaços comerciais virados para a avenida Broadway.

O edifício possui nas suas diversas fachadas combinações de jardins verticais projetados por Patrick Blanc.

O One Central Park constitui a maior parede verde da Austrália e embora tenha consideráveis desafios microclimáticos as plantas têm vindo a prosperar desde a sua instalação em 2013. Para garantir o sucesso das paredes verdes, o projeto e as soluções técnicas adotadas foram testadas através de um processo rigoroso. Uma análise da velocidade do vento e sol/sombra foi feita de forma a determinar quais as espécies adequadas para cada fachada e os níveis de luz foram medidos selecionando-se as espécies mais resistentes para níveis de luminosidade diferentes conforme a altitude da parede verde.

Ficha técnica

Autor: ASPECT Studios, Oculus Landscape Architecture
Localização: Sydney, Australia
Ano de construção: 2013
Fotografia: Simon Wood


Gostou deste projeto? Então conheça outros projetos que servem de inspiração para a nossa equipa de projeto.

Tem alguma questão? A melhor forma de nos perguntar é usando o formulário de contacto da nossa página de internet. Se preferir também pode deixar-nos uma mensagem privada no Twitter ou no Instagram. Teremos todo o gosto em ajudar!

🔔 SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER