Na ‘scapeinmotion acompanhamos regularmente o que de bom se faz na arquitetura paisagista e no desenho urbano. Assim decidimos publicar aqui aqueles trabalhos que nos inspiram como profissionais e que o podem inspirar também a si naquilo que são as ideias para o seu espaço. Hoje partilhamos o “Jin Wellbeing County“.

Jin Wellbeing County
Jin Wellbeing County
Jin Wellbeing County

Resumo

Numa sociedade cada vez mais envelhecida em que cerca de 20% da população mundial tem mais de 60 anos precisamos de repensar a maneira como contruímos cidades de forma a promover uma qualidade de vida na idade da reforma.

Tendo em vista esta nova forma de pensar, o projeto Jin Wellbeing County tornou-se no primeiro complexo habitacional de uso misto na Tailândia compreendendo residências, comércio e um hospital. O planeamento deste conjunto de edifícios e jardins focou-se em três princípios fundamentais: “Natureza sustentável”, “Bem-estar físico” e “Sentido de comunidade” respondendo às necessidades dos idosos.

Localizada em PathumThani, nos subúrbios de Bangkok, nas terras baixas, o espaço apresentava anteriormente um uso agrícola que recebe cheias anuais, contudo, ao longo do tempo, a área foi sendo ocupada por prédios e habitações levando à possibilidade de ocorrência de inundações, uma vez que estas construções interrompem o percurso natural da água. Assim, o Jin Wellbeing County foi desenhado de forma a reter as águas das cheias antes de as libertar para a rede pública.

Natureza sustentável

A seleção de plantas varia em alturas, formas e cores e a sua composição foi pensada de forma a que ocorra ao longo do tempo um processo de sucessão ecológica em que lentamente umas espécies vão substituindo outras mais antigas. Além disso a rega dos jardins é garantida pela gestão eficiente das águas das cheias.

Bem-estar físico

Outra prioridade principal no espaço foi garantir a mobilidade para todos, sendo que todos os espaços estão conectados por rampas de acesso e corrimãos. A possibilidade de passagem de ambulâncias também é garantida e foram ainda colocados bancos a cada 30 a 50 metros de distância. Existem também espaços pensados para a prática de fisioterapia e ainda um jardim terapêutico que incentiva os utilizadores a exercitar os seus cinco sentidos – visão, audição, paladar, olfato e tato.

Sentido de comunidade

Todo o espaço é pensado para que haja cruzamento de atividades de forma a proporcionar encontros entre os utilizadores, no entanto também há zonas de estadia mais resguardadas e mesas ao ar livre isoladas entre a vegetação que oferecem uma sensação de “refúgio”. Existem ainda diversas atividades de grupo adequadas para diferentes necessidades e estilos de vida.

O Jin Wellbeing Gounty é sem dúvida um complexo habitacional que oferece uma vida tranquila e promove o espirito multigeracional tendo em vista uma perfeita harmonia com a natureza e biodiversidade e uma boa qualidade de vida dos mais velhos.

Ficha técnica

Autor: Shma Company Limited
Localização: Pathumthani, Tailândia
Ano de projeto: 2016-2020
Ano de construção: 2020
Fotografia: Shma Company Limited


Gostou deste projeto? Então conheça outros projetos que servem de inspiração para a nossa equipa de projeto.

Tem alguma questão? A melhor forma de nos perguntar é usando o formulário de contacto da nossa página de internet. Se preferir também pode deixar-nos uma mensagem privada no Twitter ou no Instagram. Teremos todo o gosto em ajudar!

🔔 SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER