Conheça algumas das tendências que irão estar presentes nos jardim em 2019 e comece já a juntar algumas ideias para preparar o seu espaço de forma a apreciá-lo da melhor forma. E se precisar de ajuda… já sabe!

Um jardim adaptado às alterações climáticas

Comece já em 2019 a contribuir para um planeta mais saudável, opte por espécies a plantar com necessidades hídricas reduzidas e instale um sistema de rega automático no seu jardim de forma a reduzir a quantidade de água utilizada. Escolha semear prados floridos em vez de relvados, desta forma está a poupar água ao mesmo tempo que contribui para aumentar a biodiversidade do seu jardim.

O jardim como um retiro

Cada vez mais é necessário parar, pensar e refletir para podermos nos abstrair da correria diária. Em 2019 reduza o stress acumulado do dia-a-dia usando o seu jardim. Crie um espaço resguardado e adicione um banco de jardim, se necessário crie barreiras construídas ou naturais para se poder isolar, desta forma irá conseguir criar um espaço de descanso onde pode “recarregar baterias”.

A primeira impressão

Trate a entrada do seu jardim como um espaço de receção em grande para receber as suas visitas e acima de tudo para o receber a si. Por exemplo, pode escolher plantas que criem um cenário fantástico e que transmitam um momento “WOW” a quem chega, como aquela espécie que tanto gosta e que tem uma flor magnífica e exuberante.

A horta como jardim

Faça da sua horta um jardim. Organize as plantações por cores e texturas criando um padrão geometricamente interessante, desta forma conseguirá produzir os seus alimentos e ao mesmo tempo criar um jardim diversificado e exuberante que se altera ao longo das estações.

Biodiversidade

Escolha espécies vegetais que contribuam para a biodiversidade do seu jardim. Selecione árvores com frutos que atraiam a fauna local e arbustos de flor que chamem borboletas ou abelhas, desta forma o seu jardim fica cheio de vida e está a contribuir para contrariar o declínio de algumas destas espécies.

Plantas em casa

Não tem espaço para um jardim no exterior? Não há problema! Crie um jardim dentro de casa, na varanda ou no terraço, seja através de vasos de várias cores e feitios ou de plantas penduradas. Não interessa desde que esteja ao seu gosto.

Arrisque nas cores

Em 2019 arrisque nas cores a aplicar no seu jardim, pode pintar uma parede de uma cor exuberante ou optar por mobiliário colorido, não tenha medo de misturar cores. Os resultados podem surpreendê-lo.

Cozinhas exteriores

E que tal preparar aquele cozinhado especial no jardim? Não precisa de um grande investimento para poder criar as condições que lhe permitam cozinhar no exterior. Instale algumas mesas e cadeiras e compre um grelhador amovível. Depois só precisa de juntar toda a família e/ou amigos numa deliciosa refeição ao ar livre.

Se gostou de alguma destas sugestões e precisa de ajuda para as implementar, FALE CONNOSCO! Será um prazer ouvir as suas ideias.