O Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca é celebrado anualmente a 17 de junho e pretende despertar a opinião pública para esta questão, e para a qual contribui principalmente a ação humana e as variações climáticas.

A 17 de junho celebra-se o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca. Em 1994, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas A/RES/49/115, visando chamar a atenção para este importante tema e, simultaneamente, fomentar a aplicação das orientações nela contidas, em especial em países que sofrem de secas severas e/ou desertificação, particularmente em África.

Desde então, os países que têm vindo a apoiar esta Resolução, organizações, internacionais e não-governamentais, bem como outros agentes, têm celebrado este dia com atividades um pouco por todo o mundo. Esta é uma ocasião única para lembrar que a desertificação pode ser eficazmente combatida e sensibilizar as populações e governos quanto à necessidade de cooperação mundial no que respeita a desertificação e a seca, assim como sublinhar a importância do respeito da Convenção da ONU de Combate à Desertificação nos países mais afetados pela seca/desertificação (países africanos especialmente).

À medida que as populações aumentam, ganham riqueza e se urbanizam, aumenta a procura de terras para fornecer alimentação para as pessoas, para os animais e a prdução de fibras para vestuário. Entretanto, a saúde e a produtividade das terras aráveis existentes vai diminuindo, agravadas pelas alterações climáticas. O resultado é que os solos estão em processo de degradação, prejudicando a produção, os ecossistemas e a biodiversidade.

Para ser possível ter terras suficientemente produtivas para os 10 mil milhões de pessoas que se prevê habitarem na Terra até 2050, os estilos de vida precisam de mudar.


Conseguimos convencê-lo a celebrar este dia? Então conheça outras datas especiais que festejamos na ‘scapeinmotion.

Tem alguma questão? A melhor forma de nos perguntar é usando o formulário de contacto da nossa página de internet. Se preferir também pode deixar-nos uma mensagem privada no Twitter ou no Instagram. Teremos todo o gosto em ajudar!

🔔 SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

📌 Texto original disponível em: <http://www.turismodeportugal.pt/> acedido em: 31 de Outubro de 2020.