Neste dia 2 de fevereiro comemora-se internacionalmente o Dia Mundial das Zonas Húmidas que visa promover a cooperação internacional e incentivar a conservação e o uso sustentável das zonas húmidas.

O Dia Mundial das Zonas Húmidas, é a efeméride que evoca a criação, a 2 de fevereiro de 1971, da Convenção de Ramsar [Convenção sobre as Zonas Húmidas, adotada em Ramsar (Irão)] relativa à conservação e ao uso sustentável das zonas húmidas, que visa promover a cooperação internacional e incentivar as ações nacionais no sentido de promover uma gestão racional e sustentável das zonas húmidas. Esta efeméride foi comemorada pela primeira vez em 1997.

Segundo a Convenção de Ramsar, entende-se por zonas húmidas as áreas de sapal, paul, turfeira, ou água, sejam naturais ou artificiais, permanentes ou temporários, com água que está estagnada ou corrente, doce, salobra ou salgada, incluindo águas marinhas cuja profundidade na maré baixa não exceda seis metros. Entre as vantagens destas águas encontram-se:

  • Filtragem das águas;
  • Garantia da biodiversidade;
  • Proteção das linhas de costa;
  • Atenuar os efeitos das alterações climáticas.

Em algumas regiões do mundo, perderam-se já mais de metade das turfeiras, pântanos, áreas ribeirinhas, zonas litorais e lacustres, e planícies de inundação. Torna-se assim urgente adotar práticas que reduzam os impactos negativos sobre as zonas húmidas, que as recuperem e promovam ecossistemas multifuncionais.

Mais de duas mil zonas húmidas por todo o mundo, nos 168 países contratantes da Convenção, estão atualmente catalogadas como Sítios Ramsar, segundo critérios ecológicos, socioculturais e paisagísticos. Portugal declarou dezenas de Sítios Ramsar em território continental e no Arquipélago dos Açores, desde que assinou a Convenção em 1980.

Todos os anos o Secretariado da Convenção de Ramsar anuncia um novo tema para o Dia Mundial das Zonas Húmidas, e produz diversos recursos relacionados (www.worldwetlandsday.org).


Conseguimos convencê-lo a celebrar este dia? Então conheça outras datas especiais que festejamos na ‘scapeinmotion.

Tem alguma questão? A melhor forma de nos perguntar é usando o formulário de contacto da nossa página de internet. Se preferir também pode deixar-nos uma mensagem privada no Twitter ou no Instagram. Teremos todo o gosto em ajudar!

🔔 SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

📌 Texto original disponível em: <https://www.icnf.pt/> e <http://www.azores.gov.pt/> acedido em: 03 de Novembro de 2020.