Hoje é o Dia Internacional da Paisagem que celebra a paisagem enquanto componente essencial do ambiente humano, uma expressão da diversidade do seu património comum cultural e natural e base da sua identidade.

Este reconhecimento da Paisagem foi assumido por Portugal em 2005 e por todos os países que ratificaram a Convenção Europeia da Paisagem. Desde 2017 que se assinala esta data, tendo-se assistido a uma crescente sensibilização para o tema. Todos os agentes territoriais e cidadãos são convidados a tomar parte nesta celebração.

A Convenção Europeia da Paisagem foi proclamada pelo Conselho da Europa reunido em Florença em 2000 e constitui um tratado para a proteção, gestão e ordenamento das paisagens europeias. É o primeiro tratado internacional exclusivamente dedicado à paisagem. Portugal ratificou a Convenção Europeia da Paisagem em Fevereiro de 2005 (Decreto n.º 4/2005, de 14 de Fevereiro).

A Convenção Europeia da Paisagem é um instrumento de natureza conceptual e orientadora que procura clarificar os conceitos relativos à paisagem europeia e criar condições para facilitar a cooperação entre os países signatários. Cada Estado que a ratifica assume a responsabilidade de adequar os seus objetivos e pressupostos ao contexto nacional e de proceder à sua implementação, à escala nacional, regional e local.


Conseguimos convencê-lo a celebrar este dia? Então conheça outras datas especiais que festejamos na ‘scapeinmotion.

Tem alguma questão? A melhor forma de nos perguntar é usando o formulário de contacto da nossa página de internet. Se preferir também pode deixar-nos uma mensagem privada no Twitter ou no Instagram. Teremos todo o gosto em ajudar!

🔔 SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

📌 Texto original disponível em: <https://www.dgterritorio.gov.pt> e <https://www.forumdascidades.pt/> acedidos em: 07 de Novembro de 2020.