Neste Dia Europeu dos Parques Naturais aproveite para descobrir os parques naturais por essa Europa fora e ajude estas áreas protegidas a conservar e proteger a sua biodiversidade.

Um parque natural é uma área protegida por lei com paisagens naturais, seminaturais e humanizadas, de interesse nacional. O objetivo do parque natural é conservar a fauna e a flora existentes para as gerações vindouras.

O Dia Europeu dos Parques Naturais resulta de uma iniciativa criada em 1999 pela Federação EUROPARC. É comemorado anualmente a 24 de maio, oferecendo uma panóplia de atividades e eventos organizados em todas as áreas protegidas da Europa com o objetivo de consciencializar a população local para a conservação dos espaços de interesse ecológico e promover as áreas naturais. A data assinala o dia em que foi fundado o primeiro Parque Nacional da Europa, na Suécia, em 1909.

Nesse ano, na Suécia, foi criado o parque de Hamra, adjacente a outras oito áreas protegidas. Hamra só possuía uma extensão de 29 hectares (ha), bastante diferente dos 1383 ha que apresenta na atualidade. No mundo, porém, o primeiro parque Nacional a ser fundado foi anterior a 1909. Decorria o ano de 1872 nos Estados Unidos da América quando foi inaugurado o primeiro parque nacional à escala global: o Yellowstone, com uma superfície aproximada a 900.000 ha.

Assim, a celebração deste dia, com a realização de diferentes eventos nas zonas protegidas, tem em vista divulgar a necessidade de proteger a biodiversidade em diversos espaços da Europa para a potenciar. Segundo a própria EUROPARC, aproveite este dia para descobrir os parques naturais por essa Europa fora, pois são “um esconderijo de joias culturais e uma riqueza de tesouros naturais, à espera de serem descobertos”.

Conseguimos convencê-lo a celebrar este dia? Então conheça outras datas especiais que festejamos na ‘scapeinmotion.

Tem alguma questão? A melhor forma de nos perguntar é usando o formulário de contacto da nossa página de internet. Se preferir também pode deixar-nos uma mensagem privada no Twitter ou no Instagram. Teremos todo o gosto em ajudar!

🔔 SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Se precisar dos nossos serviços não hesite, FALE CONNOSCO, ou então NÓS LIGAMOS! Será um prazer ouvir as suas ideias e dar vida aos seus planos.

📌 Texto original disponível em: <https://www.tempo.pt/> acedido em: 31 de Outubro de 2020.