A cidade das Caldas da Rainha, utiliza a Internet das Coisas (IoT) para monitorizar serviços e actuar em tempo real na resolução de problemas e na optimização dos recursos.

A tecnologia IoT LoRa, da Cisco, permite abranger vários serviços do município, ao proporcionar cobertura rádio em todo o concelho.

A tecnologia instalada possibilita a monitorização e a actuação, em tempo real, de vários dispositivos e serviços municipais, contribuindo para aquela que é a expectativa da autarquia: a melhoria da eficiência nos tempos de resposta e na gestão dos recursos.

Com a infra-estrutura digital LoRa em funcionamento, é possível actuar de forma dinâmica e eficiente ao nível da recolha de resíduos. Os sensores instalados nos contentores de resíduos da cidade das Caldas da Rainha geram e transmitem informação que depois chega, em tempo real e através da rede instalada, ao centro de comando e supervisão. Mas esta é apenas uma operação entre várias, extensíveis aos múltiplos sistemas da cidade no âmbito da sua transformação digital.

Os vários dados, recolhidos através dos sensores instalados pela cidade, são, depois, correlacionados pela infra-estrutura da Internet das Coisas para permitir uma resposta rápida e informada aos decisores. A expectativa é a de que a tecnologia implementada possa resultar na melhoria dos serviços prestados aos cidadãos daquela cidade.


Gostou deste vídeo? Então dê uma vista de olhos noutros vídeos que partilhamos no nosso blog ou então no nosso canal no Youtube!

Tem alguma questão? A melhor forma de nos perguntar é usando o formulário de contacto da nossa página de internet. Se preferir também pode deixar-nos uma mensagem privada no Twitter ou no Instagram. Teremos todo o gosto em ajudar!

🔔 SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

📌 Texto original disponível em: <http://smart-cities.pt/tic/caldas-rainha0406-cisco-iot/> acedido em: 01 de Maio de 2020.