Na ‘scapeinmotion acompanhamos regularmente o que de bom se faz na arquitetura paisagista e no desenho urbano. Assim decidimos publicar aqui aqueles trabalhos que nos inspiram como profissionais e que o podem inspirar também a si naquilo que são as ideias para o seu espaço. Hoje partilhamos o “Berghus 4“.

Berghus 4

Resumo

Berghus 4 é um espaço residencial perto do centro da cidade de Estocolmo na Suécia. Localizado entre um monte de rocha e o lago Mälaren e num antigo porto industrial o edifício está conectado a norte com uma praça e a sul por um monte rochoso de cerca de 20m de altura. O jardim encontra-se instalado num espaço sobrante entre a fachada do edifício e a rocha e mede 6x45m.

O projeto para o jardim foi pensado de forma a cumprir com quatro princípios fundamentais:

  • Oferecer vistas deslumbrantes aos utilizadores do edifício
  • Dramatizar as condições extremas do espaço estreito e a sua verticalidade e sombra
  • Criar um contraste entre a riqueza da vegetação perene e os elementos arquitetónicos em aço galvanizado
  • Reforçar o efeito vertical com auxílio do design de iluminação

A sua localização sombria e o facto de nas proximidades existirem diversos espaços de lazer leva a que o espaço não seja utilizado pelos residentes com muita frequência pelo que teve que cumprir principalmente com a função de cenário visual atrativo. Os apartamentos no rés-do-chão possuem terraços em deck onde foram colocados bancos rodeados por vegetação. Foram ainda adicionados alguns elementos para atividades de crianças.
São usados apenas dois materiais, o aço galvanizado e a madeira e foram instaladas no local treliças cobertas de trepadeiras de forma a esconder áreas técnicas.

A vegetação selecionada contrasta com o design simples e cria uma atmosfera tropical durante o verão e mudanças drásticas de cor no outono.

Ficha técnica

Autor: Nivå Landskapsarkitektur
Localização: Estocolmo, Suécia
Ano de projeto: 2016-2017
Ano de construção: 2018
Fotografia: Robin Hayes


Gostou deste projeto? Então conheça outros projetos que servem de inspiração para a nossa equipa de projeto.

Tem alguma questão? A melhor forma de nos perguntar é usando o formulário de contacto da nossa página de internet. Se preferir também pode deixar-nos uma mensagem privada no Twitter ou no Instagram. Teremos todo o gosto em ajudar!

🔔 SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER